sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Planejamento Ciências - Vida no solo e Poluição do Solo


PLANEJAMENTO CIÊNCIAS - 4º BIMESTRE
1º ANO
CONTEÚDO – VIDA NO SOLO E POLUIÇÃO DO SOLO
OBJETIVOS - Perceber a poluição do solo como um fator prejudicial a vida dos pequenos animais, reconhecendo a práticas de ações compatíveis com o combate a poluição do solo, a fim de observar que estes animais dependem do solo para comer e abrigar-se.


METODOLOGIA


1ª AULA
_ Se possível levar os alunos num espaço onde tenha grama e em roda de conversa questionar:
* Onde estamos sentados?(Levar as crianças a perceber que estão sentadas na grama e que embaixo é terra/solo).
* Será que existe algum morador dentro do solo?
_ Fazer a leitura das problematizações e discutir.
_ Fazer a leitura do livro “A minhoca dorminhoca”, de Daniela Weil.


­- Após a leitura questionar:
* Onde a minhoca se abriga?
* De onde ela retira seu alimento?
* A minhoca ajudou o solo a ser melhor? Como?
* Ela também ajudou as plantas?
* Quais animais pequenos aparecem na história?
* Quais desses animais vivem no solo?
_ Dividir a turma em grupos e usando a atividade abaixo montar um cartaz coletivo que será retomado em vários momentos.
Ilustrar a parte da história que mostra:
LITERATURA: A MINHOCA DORMINHOCA
ONDE A MINHOCA MORA.




DO QUE ELA SE ALIMENTA.




COMO A MINHOCA AJUDOU O SOLO E AS PLANTAS.



2ª AULA
_ Em roda, retomar a literatura e conversar com os alunos sobre como as minhocas contribuem para melhorar a qualidade do solo e conseqüentemente ajudam as plantas. Observar a parte da história que mostra a minhoca ajudando o solo e as plantas.
_ Confeccionar com os alunos minhocas com tampinhas de sucata.
Sugestão de minhoca: também é possível fazer as partes do corpinho com círculos de EVA.

_ TAREFA: solicitar que os alunos tragam para a próxima aula minhocas , formigas, caracol, tatuzinho de jardim, areia, pedrinhas, pequenas plantinhas com raiz para montarem um terrário.
ATENÇÃO: Para a próxima aula a professora deverá ter organizado os materiais para a confecção de um terrário ver anexo 2.


3ª AULA
_ Em roda, retomar o cartaz feito na primeira aula identificando os pequenos animais que aparecem na história e que vivem no solo (minhoca, joaninha, cigarra, formiga, caracol, centopéia, tatuzinho de jardim).
_ Perguntar aos alunos quais animais eles trouxeram. Se eles aparecem na literatura estudada.
_ Explicar que irão construir um terrário e que este representa um ecossistema porque tem solo, ar, água e seres vivos. Montar o terrário.
ATENÇÃO: Se quiser mostrar no terrário o ciclo da água é preciso colocar uma tampinha com água dentro do recipiente e fechar bem com plástico filme.


4ª AULA
_ Observar o terrário e identificar se houve alguma mudança.
_ Retomar o processo de construção e registrar individualmente numa tabela.
TABELA DE OBSERVAÇÃO DO TERRÁRIO DO 1º ANO
CONSTRUÇÃO DO TERRÁRIO
APÓS UMA SEMANA
UM MÊS DEPOIS












_ Com base nas informações do texto: A importância das minhocas (anexo 1).
_ Produzir um cartaz coletivo com as informações principais do texto e ilustrar (o professor será o escriba). Expor na escola.
_ Caso tenha massa de modelar, fazer com as crianças minhocas, e brincar retomando sua importância para o solo.


5ª AULA
_ Retomar as ilustrações da literatura: “A minhoca dorminhoca”, destacando as personagens formiga e centopéia. Em seguida, apresentar o texto informativo: Outros habitantes do solo. Fazer leitura e discussão oral.
_ Dividir a turma e confeccionar com sucata formigas, joaninhas e centopéias.
Sugestão: não esquecer de organizar previamente os materiais que serão usados.



6ª AULA
_ Observar o terrário retomando com os alunos a importância dos elementos ar, água, solo e sol para a existência da vida. Perguntar:
* O que aconteceria com os seres vivos do terrário se não tivéssemos colocado terra e água?
* E se colocássemos dentro do terrário vários tipos de lixo? Será que as plantas e os bichinhos continuariam vivos?
* E nós, também vivemos em um ambiente/ecossistema?
_ Explicar para os alunos que o terrário representa um ambiente sem nenhum tipo de poluição. Perguntar a eles o que podemos fazer para não poluir o solo. Destacar que a poluição é conseqüência de ações das pessoas. Pontuar que quando jogamos lixo em terrenos vazios estamos poluindo o solo e prejudicando os bichinhos que moram nele.
_ Em grupos montar cartazes para conscientizar os colegas a não jogar lixo em locais impróprios. Passar nas salas explicando o que estudaram e colar os cartazes em diferentes espaços da escola.
7ª AULA
_ Retomar a literatura: “ A minhoca dorminhoca”, destacando que o caracol e o tatuzinho de são bichinhos que também moram no solo. E que a poluição do solo pode até matá-los.
_ Dividir os alunos em grupos e confeccionar com sucata o caracol e o tatuzinho de jardim. Sugestão: o tatuzinho pode ser feito com massa de modelar

SUGESTÃO DE LITERATURAS PARA LEITURA DELEITE


_ Era uma vez um caracol furado … Bia Villela
_ A cigarra e a formiga
_ Confusão no jardim  -  Ferruccio Verdolin Filho
_ Gláucio O caracol enrolado -  Lucia Reis
_ O caracol - Mary França
_ Formiga amiga  -  Bartolomeu Campos de Queirós
_ Festa no meu jardim -Marcos Bagno


- Segue em anexo vídeos para complementar o trabalho.





Anexo 1- Livro de ciências do 2º ano Vir a ver – Editora Scipione.


A Importância das minhocas



Hoje é dia de fazer uma viagem subterrânea!
Vamos conhecer um dos mais importantes e incompreendidos animais da natureza: a minhoca. Mas pode guardar a vara de pescar, porque esse bicho é muito mais do que um simples ajudante na caça aos peixes. A minhoca contribui de várias maneiras para melhorar as propriedades do solo. Para começar, os buracos que ela faz na terra ajudam a arejá-la e permitem que a água circule melhor por ali. Além disso, o seu cocô é cheio de nutrientes que enriquecem o solo. Tudo isso é bom para as plantas, que retiram da terra a água e os nutrientes que precisam para crescer.


Sugestão de questionamentos:
_ Onde a minhoca vive?
_ Como é o solo em que ela vive?
_ Por que a minhoca ajuda a melhorar a qualidade do solo?
_ As minhocas são boas para as plantações?


( Fonte: Ciências do 2º ano- Coleção Aprender a Aprender)






 
Anexo 2 –










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